17 de set. de 2008

TESTE DE CONCEITOS DE MARCAS

Essa é uma ferramenta para identificar qual a verdadeira impressão que o público possui de grandes marcas.

acessem e participem do teste, muito boa a estratégia de captação de informações.

www.powerbranding.com.br

14 de set. de 2008

ARTIGO: Processo de seleção tipográfica

O artigo apresenta, define e exemplifica quesitos visuais do processo
de seleção tipográfica, observando o peso, a largura e o estilo, bem
como procedimentos que devem ser evitados. Tais observações
compõem o critério visual de seleção tipográfica, estruturado com mais
dois outros critérios, o técnico e o conceitual, indissociáveis na prática
projetual. No âmbito teórico tal aspecto é isolado, tendo na base
bibliográfica o principal método que alicerça o trabalho. A premência
de eixos objetivos que norteiem o projeto de comunicação visual é a
principal conclusão a que se chega.
Palavras-chave: Tipografia, seleção tipográfica, critérios visuais

Link para download e fonte do artigo

E-BOOK: A LETRA - Comunicação e Expressão


Título A Letra: Comunicação e Expressão
Autor Jorge Bacelar
Colecção Estudos em Comunicação
Ano de edição 1998
ISBN 972-9209-66-9
Preço da edição impressa 25€

"No início era o pictograma. Poderia iniciar-se desta forma uma História da Comunicação Não Verbal. Desde que o Homem descobre a possibilidade de estabelecer registos que o transcendam no tempo, (...) sobre os mais diversos suportes, com as mais diversas formas e instrumentos, evoluindo no conteúdo, abstractizando-se. Distanciando-se cada vez mais da forma primordial. Mas há um e outro refluxo. E se o pictograma é reapropriado uma e outra vez pelas artes plásticas, o fonograma, descendente distante, adquire uma dimensão estética impensada pelos seus inventores. A letra deixa de ser unidimensional, de poder expressar apenas um som, de estar submetida a um conjunto rígido de regras. Pode tornar-se veículo de significados múltiplos, universalmente reconhecidos, ou código secreto, cuja chave é exclusiva do seu autor. É neste intervalo, limitado a um tempo de algumas décadas, que se fará este levantamento sobre a evolução formal dos signos tipográficos."

Link para download e fonte do livro em PDF

O LIVRO DOS TIPOS

13 de set. de 2008

CADERNOS TIPOGRÁFICOS - 2007/2008


Turma de PPV1 e demais interessados por projetos tipográficos, abaixo estou publicando 11 links para downloads dos cadernos tiopgráficos, essa leitura torna-se quase que um curso tipográfico.
Façam os downloads e aproveitem a leitura.
Texto fonte: Os Cadernos de Tipografia incidem sobre temas relacionados com a Tipografia, o typeface design, o design gráfico, a análise social e cultural dos fenómenos relacionados com a edição, publicação e reprodução de textos e imagens.

Os «Cadernos», publicados em português, e ocasionalmente e parcialmente também em castelhano, galego ou catalão, dirigem os seus temas ao mundo lusófono e hispânico, concretamente a leitores em Portugal, Espanha, Brasil e América Latina.

Caderno 01
Caderno 02
Caderno 03
Caderno 04
Caderno 05
Caderno 06
Caderno 07
Caderno 08
Caderno 09
Caderno 10
Caderno 11

Fonte: Tipografos

10 de set. de 2008

Marketing Político




O blog Dzaine indicou a postagem de um outro blog que publicou algumas possíveis peças da campanha do candidato Barack Obama, diz o blog quem matou a tangerina:
"O material publicitário do candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, é um dos melhores já produzidos. Recheado de vetores, simbologia pop e um work art primoroso, os cartazes acima são de um capricho e funcionalidade impressionantes. Observe como eles lembram um poster de cinema, principalmente o quarto da lista, anunciando algo taxado como grande lançamento".

Vale dar uma olhada, o material está bem composto.


7 de set. de 2008

A HISTÓRIA DA INTERNET

De onde veio? Para onde vai? Como mudou as nossas vidas? A Discovery apresenta o primeiro episódio sobre a história da Internet.