tag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.comments2011-03-14T00:36:42.309-03:004TcomboElcio Ribeirohttp://www.blogger.com/profile/03494534522069815892noreply@blogger.comBlogger109125tag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-23210984617436773992011-03-13T16:45:39.364-03:002011-03-13T16:45:39.364-03:00Moda é uma forma de expressão de qualquer coisa, v...Moda é uma forma de expressão de qualquer coisa, vestuario, comportamento, linha automotiva, moveis e etc.Liananoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-74714239076318685292011-03-13T16:40:52.647-03:002011-03-13T16:40:52.647-03:00bom após discussão em sala, rediscussão em sala, e...bom após discussão em sala, rediscussão em sala, e pesquisas,<br />ficou bem obvio qeu não é possivel criar a necessidade nas pessoas.<br />o que se cria é uma forma de solução,<br />uma solução que gere desejo nas pessoas de te-la.Liananoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-58843304521351212062010-08-25T16:28:46.885-03:002010-08-25T16:28:46.885-03:00Depois de pesquisar sobre o assunto, minha opinião...Depois de pesquisar sobre o assunto, minha opinião mudou a respeito do questionamento feito em sala. No começo, pensava que o marketing e o designer podiam criar necessidades para os seus clientes, pois compramos tantas coisas que na verdade não necessitamos, mas que somos induzidos a acreditar que realmente precisamos de destes produtos. Depois de ler partes do livro de Philip Kotler e Gary Armstrong, percebi que estava equivocada, pois eles falam no livro que o homem tem muitas necessidades, e que o profissional de marketing ele desenvolve produtos/serviços que satisfação essas necessidades, e para saber o que o cliente esta precisando estes profissionais estudam todos os hábitos e as preferências de compras, fazem muitas pesquisas para conhecer muito bem seus consumidores, para assim poder desenvolver produtos que sejam a preferência dos clientes na hora da compra.<br />“Necessidade humanas são estados de carência percebida. O homem tem muitas necessidades complexas. (...) Essas necessidades não são criadas pelos profissionais de marketing, são uma parte básica de constituição do homem.” Princípios de MarketingDeise Aline Waltnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-49482078067221304512010-08-24T08:55:12.182-03:002010-08-24T08:55:12.182-03:00Para criar algo, é preciso se basear em uma necess...Para criar algo, é preciso se basear em uma necessidade já pré-estabelecida e que ainda nao foi atendida. Desse modo, o marketing e o designer não criam necessidades, e sim produtos para atender as já existentes.<br />De acordo com Domingos Ricca, "...o marketing estimula a compra de produtos ou serviços que satisfazem a alguma necessidade latente... é muitas vezes acionado na expectativa de que o consumidor compre algo que ele no íntimo ou no subconsciente já desejava ou estava predisposto a tal."<br />Ao lançar um novo produto no mercado as organizações geralmente criam estratégias de marketing para passar as informações que deem uma melhor direção na escolha do seu público-alvo satisfazendo, assim, suas necessidades.<br /><br />Acredito que a empresa(designer) pode criar desejos nas pessoas, mas nunca uma necessidade.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05250987464568430810noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-52937451701721820942010-08-23T12:22:43.311-03:002010-08-23T12:22:43.311-03:00Como a maioria achei que o designer ou o mkt criav...Como a maioria achei que o designer ou o mkt criava necessidades. Mas com o embasamento teorico vi que era o contrario, achei este trecho interessante<br />“o marketing teria poderes mágicos de criar demanda para produtos ou serviços de baixo interesse social. Além disso, teria o condão de gerar necessidades nas pessoas por algo que elas efetivamente não necessitariam. Este é um enfoque místico que atribui ao marketing poderes que ele efetivamente não tem: criar ou gerar necessidades” (¹ MARCOS COBRA, 1990 )Natalia Dttmerhttp://(opcional)noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-29129502971738262722010-08-23T00:19:07.102-03:002010-08-23T00:19:07.102-03:00Durante a discussão em sala de aula, minha primeir...Durante a discussão em sala de aula, minha primeira impressão sem muito conhecimento era que o Marketing ou design causa sim necessidades a um certo púbilco. Porém após várias pesquisas, começaram a me surgir dúvidas. Segundo Kotler, o marketing não causa necessidades. Alguns outras referências como a do livro O comportamento do Consumidor 2ª edição revista e ampliada. GIGLIO M.Ernestro em alguns diálogos ele confirma que o design causa necessidades a pessoas. Bom, sinceramente, ainda estou meia confusa sobre a resposta correto. Acredito que essas necessidades não existam, elas surgem antes.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11987551077929506952noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-22892341535375586412010-08-20T14:33:08.150-03:002010-08-20T14:33:08.150-03:00Pois então,na discussão em sala pra mim era óbvio ...Pois então,na discussão em sala pra mim era óbvio que o Marketing ou design poderiam sim criar necessidades nas pessoas.Mas depois que eu li esse trecho do livro de Kotler, vi que estava totalmente enganada.<br /><br />“Essas distinções esclarecem freqüente acusação de que “ os profissionais de marketing criam necessidades” ou “ os profissionais de marketing fazem com que as pessoas comprem coisas que não querem” . Profissionais de marketing não criam necessidades: as necessidades existem antes dos profissionais de marketing. Os profissionais de marketing, paralelamente a outras influencias da sociedade, influenciam desejos. Eles podem promover a idéia de que um Mercedes satisfaz a necessidades de status social de uma pessoa. Eles não criam, entretanto, a necessidade de status social”.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/01040277176977685753noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-91271722766339827622010-08-19T22:48:36.071-03:002010-08-19T22:48:36.071-03:00Depois de muito ler sobre o assunto, cheguei a seg...Depois de muito ler sobre o assunto, cheguei a seguinte conclusão:<br /><br />Não, não é possível um profissional de marketing ou design criar necessidade nas pessoas, pois esses profissionais trabalham extraindo uma necessidade da sociedade para desenvolverem um produto, uma propaganda, o que for, encontrando, assim, uma solução para a mesma.<br />Como diria Marcos Cobra, as pessoas pensam que "o marketing teria poderes mágicos de criar demanda para produtos ou serviços de baixo interesse social. Além disso, teria o condão de gerar necessidades nas pessoas por algo que elas efetivamente não necessitariam. Este é um enfoque místico que atribui ao marketing poderes que ele efetivamente não tem: criar demanda ou gerar necessidades".<br />Concluí-se com isso, que o marketing não tem o poder de criar uma necessidade, e sim, a partir dela obter informações para melhor atender seus clientes.Nina Rosahttps://www.blogger.com/profile/01893237200288769619noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-15826719347474462752010-08-18T17:05:42.861-03:002010-08-18T17:05:42.861-03:00Na discussão em sala um dos exemplos citados foi: ...Na discussão em sala um dos exemplos citados foi: “Antigamente todos utilizavam somente o xampu, e estavam satisfeitos, pois ele supria a necessidade de lavar os cabelos. Com o passar do tempo foi inventado o condicionador, cremes, e outros. A partir daí todos começaram a utilizá-los e o uso destes produtos se tornou uma necessidade. Logo essa necessidade foi criada.”<br /><br />Usando desse mesmo exemplo, quero mostrar o contrário. Existia somente o xampu e a necessidade era lavar os cabelos. A necessidade estava sendo atendida, porém, se bem avaliada, não estava sendo atendida com eficácia. O cabelo estava lavado, ok, mas e depois? A utilização de um produto detergente sem uma hidratação pós-uso ocasiona o ressecamento. E para pentear? Como desembaraçar 1.500 nós ocasionados pela lavação com o xampu? A necessidade estava ali, simplesmente não havia sido descoberta até então. <br /><br />O papel do marketing e do design é esse, conhecer o consumidor, investigá-lo, e a partir daí desenvolver produtos, a fim de trazer a ele melhor qualidade de vida e satisfação. As necessidades não precisam ser criadas, pois a partir da saciedade de uma necessidade, outra até então imperceptível virá à tona, cabe ao profissional do design/marketing ter esse faro para descobri-la.<br /><br />Como diria Marco Cobra: As pessoas acham que “...o marketing teria poderes mágicos de criar demanda para produtos ou serviços de baixo interesse social. Além disso, teria o condão de gerar necessidades nas pessoas por algo que elas efetivamente não necessitam. Este é um enfoque místico que atribui ao marketing poderes que ele efetivamente não tem: criar demanda ou gerar necessidades.”Vanessa Hoffmannnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-43592071020673165062009-07-08T15:55:26.738-03:002009-07-08T15:55:26.738-03:00Nossa, o resultado ficou realmente incrivel!
parab...Nossa, o resultado ficou realmente incrivel!<br />parabens p toda a turma!Juliana Gritenshttps://www.blogger.com/profile/05549634004016308609noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-40601114713581355232009-06-25T15:01:18.513-03:002009-06-25T15:01:18.513-03:00Taí Elcio,
O Terceiro é MEU!
Sou um Designado2004 ...Taí Elcio,<br />O Terceiro é MEU!<br />Sou um Designado2004 da Univille!<br />Bons tempos!<br /><br />Abraços!Giu Vicentehttp://giuvicente.a-ham.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-86902257238240549242009-06-24T10:59:19.118-03:002009-06-24T10:59:19.118-03:00E isso ai elcio
Com certeza esse vai ser o
maior...E isso ai elcio <br />Com certeza esse vai ser o <br />maior evento deste genero em SC.Diones design 2° ano not.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-39031143859031874212009-06-24T00:38:55.434-03:002009-06-24T00:38:55.434-03:00Sensacional a realidade aumentada.. estou imprimin...Sensacional a realidade aumentada.. estou imprimindo vários projetos aqui! isso pode ser explorado demais em marketing e podia virar um projeto para os próximos semestres em animação digital! ;]Daniel Maiahttp://twitter.com/danmaianoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-90029919686337447722009-06-18T08:33:51.924-03:002009-06-18T08:33:51.924-03:00Realme nte professor, eu mesma não imaginava que f...Realme nte professor, eu mesma não imaginava que ficaria tão bom (sem comentar a parte tecnica. Surpreendeu a todos. <br />Parabens a todos.Leilanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-32503022701612172082009-06-17T17:48:27.935-03:002009-06-17T17:48:27.935-03:00O resultado ficou muito bom!
Queria estar no prime...O resultado ficou muito bom!<br />Queria estar no primeiro ano e fazer parte dessa projeto,muito legal a idéia!Aline 3ano PVnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-3659788207874577162009-06-16T23:54:29.307-03:002009-06-16T23:54:29.307-03:00Excelente projeto do professor!
Juntou todos os al...Excelente projeto do professor!<br />Juntou todos os alunos (e alguns professores) por um único objetivo e deu muito certo!<br />Sabes que com essa turma podes contar que vamos fazer nossa marca nessa universidade e nesse mundo!Alice "Chi" Raabehttps://www.blogger.com/profile/16434939341667366491noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-74786475259402285772009-06-16T10:49:19.524-03:002009-06-16T10:49:19.524-03:00Com certeza ficou um ótimo trabalho, e gostei da i...Com certeza ficou um ótimo trabalho, e gostei da imagem formada. Bordas com mais ou menos centímetros foram superadas e o resultado final pode ser conferido lá no depto de design. Valeu pessoal!Dan Maiahttp://www.twitter.com/danmaianoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-89424606947309091962009-06-16T09:37:44.175-03:002009-06-16T09:37:44.175-03:00Professoooor *_*
Nossa! ficou lindo demais nosso ...Professoooor *_*<br />Nossa! ficou lindo demais nosso projeto X3 realmente a pior parte foi cortar as bordas :´D principalmente pq eu tinha cortado demais uma das pranchas XD <br />mas enfim. Imprevistos a parte, o resultado final agradou a todos :) agora é colar melhor as pranchas no painel =Dv Foi uma otima forma de aplicar a teoria da gestalt =)Brunanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-39122401634069119272009-06-15T14:05:43.152-03:002009-06-15T14:05:43.152-03:00Parabéns Seu Elcio pelo projeto, fui la conferir o...Parabéns Seu Elcio pelo projeto, fui la conferir o painel e fiquei impressionado, o resultado final ficou muito bom!<br /><br />abraçosssLuis Eduardohttps://www.blogger.com/profile/15414093655384075637noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-3715172023743150682009-06-15T08:51:23.402-03:002009-06-15T08:51:23.402-03:00O empenho e dedicação de todos, resultou no trabal...O empenho e dedicação de todos, resultou no trabalho ai mostrado, acho de que podemos dizer que quando queremos sempre conseguimos, e o trabalho em grupo, mesmo que indiretamente valeu para um ótimo resultado.Deolindohttps://www.blogger.com/profile/15413933486600912155noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-66102373475684182802009-05-30T01:56:05.312-03:002009-05-30T01:56:05.312-03:00Muito interessante esse vídeo, ainda mais na forma...Muito interessante esse vídeo, ainda mais na forma que falam sobre o Design na vista geral, pois muitos, principalmente micreiros, ou até iniciantes como estudantes como eu, pensam que é mais o externo e é como foi dito, é de dentro para fora. Muito interessante. Adorei na verdade, abriu mais ainda minha mente ;)<br /><br />abraços da 'tua estágiaria' Alessandra RS..Alessandranoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-39063971887684598692009-05-25T00:01:09.531-03:002009-05-25T00:01:09.531-03:00Achei bem interessante...fez promover a interativi...Achei bem interessante...fez promover a interatividade da turma toda!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05497320383701722510noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-76387636295086378572009-05-23T10:37:53.774-03:002009-05-23T10:37:53.774-03:00Realmente Intrigante!Realmente Intrigante!Guilherme V. da Silvanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-21254577045258352962009-05-22T08:22:37.204-03:002009-05-22T08:22:37.204-03:00Ontem, na pressa, acabamos só deixando os nomes e ...Ontem, na pressa, acabamos só deixando os nomes e nem comentando sobre a atividade, hehe.<br />Mas de qualquer forma, fica aqui o registro que achamos ela sensacional, trouxe movimentação e participação da sala, e acabou nos deixando bem mais motivados.Camila Rosahttps://www.blogger.com/profile/05135170360032316282noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7692193464375865854.post-74637094651670528222009-05-21T23:21:53.200-03:002009-05-21T23:21:53.200-03:00Juliano Simoes da Rocha
Romulo Cavilia
Laize Marqu...Juliano Simoes da Rocha<br />Romulo Cavilia<br />Laize Marques<br />Fernada dos Dantos<br />Deize Beatriz<br />Cintia<br /><br />Muito bom mesmo,<br />fez a turma toda se interagir e ficar ainda mais empolgados com as aulas.<br />Boa estratégia!<br />HAHAHAAnonymousnoreply@blogger.com