5 de out. de 2008

MARCA DE PAÍSES


Nos dias de hoje, o turismo é uma das principais fontes de entrada de dinheiro para muitos países. São bilhões de dólares e milhões de turistas (muitos deles ávidos por consumir) disputados por centenas de países. Para atrair literalmente esses turistas, além das belezas naturais e comerciais que os países tem a oferecer, os órgãos de turismos (departamentos e ministérios) se preocupam com uma coisa fundamental: a divulgação. E para isso, é preciso criar uma identidade visual, que neste caso é extremamente complicado, pois marcas que representam países são uns dos maiores desafios na área do design. Afinal, esses logotipos têm como objetivo não somente representar aspectos culturais e geográficos, mas também serem compreendidos por pessoas que não conhecem o país em questão. Símbolos, cores, formas e tipografias são elementos que podem se combinar e criar uma identidade forte para um país. Muitos países preferem fugir de um ícone específico e para não comprometer, acabam apelando para o uso de elementos da própria bandeira ou símbolos abstratos. Outros utilizam símbolos que estão entranhados na cultura e em suas raízes como o canguru na Austrália, a tulipa na Holanda e o trevo na Irlanda. O resultado: logotipos com personalidades fortes e estilos marcantes.

Fonte: mundo das marcas

Um comentário:

Thiago Giovanne Dominoni disse...

Muito legal.

Segue uns links sobre histórias das marcas.

Ali tem a história da marca KODAK, que muitos confundem pensando que é o sobrenome do criador da empresa.
Na verdade a palavra Kodak não tem significado, foi criada do zero. O nome da empresa que é Eastman Kodak, criada por Henry Strong e George Eastman.

http://www.logoorange.com/logodesign-A.php

http://blog.hiro.art.br/2007/04/05/logotipo-budista/

Valeu