3 de jul. de 2008

PROGRAMAÇÃO VISUAL DO SITE WWW.UNIVILLE.BR


Projeto Visual do Site: univille.br
Após a experiência do site anterior a divisão de comunicação e marketing da Univille decidiu iniciar um projeto de construção de uma nova proposta de apresentação digital para a universidade, a equipe acredita que diante das mudanças de comportamento relacionados a navegação da web o site de nossa instituição deveria ter uma funcionalidade mais eficaz proporcionando mais dinâmica em sua navegação.
Assim a equipe nomeou um grupo de profissionais para o desenvolvimento dessa proposta, entre eles: Professores, Designers, Jornalistas e uma Publicitária. Essa equipe com o apoio da Grupos Internet (empresa de Florianópolis) que presta suporte ao portal da universidade, realizaram durante um ano pesquisas, estudos, reunião de técnicas e estratégias, para assim, projetar a arquitetura da ferramenta.
A metodologia do projeto teve como ponto de partida a captação do briefing com a Reitoria da Universidade e seu conselho de professores. Neste briefing foram coletadas inúmeras informações que apontaram a seguinte necessidade para o portal univille:
Temos que ter um posicionamento diferenciado para público interno e público externo:
“A capa do site deve ser projetada para facilitar a navegação pela busca de informações de nossa instituição pensando no publico externo que possivelmente realiza a navegação em nosso site como o primeiro contato com a instituição”.
“Para o público interno devemos oferecer o que há de mais atual referente a tecnologia da informação, isso se queremos ser reconhecidos como uma universidade realmente conectada”.
A partir desses dois fatores foram definidas linhas projetuais que fossem de encontro às necessidades apontadas, são elas:
1.0 Facilidade no primeiro acesso
A internet não funciona mais como a alguns anos, hoje ela possui um sistema de navegação em redes flutuantes que permite um dinamismo maior ligando conteúdos através de links e hiperlinks. A web 2.0 já é uma realidade e transformou milhões de usuários passivos em produtores ativos. Dessa forma a internet se transformou em um mar de informações e ganha novos adeptos, cada vez mais precoces. Com essa quantidade de informação disponível ganha a atenção do usuário os conteúdos que possuem uma arquitetura de informação mais eficaz, com o desenvolvimento da banda larga no Brasil a velocidade da transmissão da informação cresce a cada dia, isso faz com que o usuário não perca mais tempo aguardando a exibição de uma pagina ou mesmo ter que executar vários cliques para chegar a informação desejada, ele pode ao mesmo tempo navegar por varias paginas e tudo ao mesmo instante. Sendo assim fica mais difícil mantê-lo em um mesmo site por muito tempo. Nosso projeto tem que acompanhar essa velocidade. De que forma?
Partimos do princípio que as principais informações relacionadas aos nossos cursos estivessem separadas do usuário por no máximo dois cliques. Assim projetamos uma janela do lado esquerdo que distribui a informação por campi e nível de conhecimento.
O usuário é bombardeado por diversos apelos durante a navegação. Partindo dessa realidade decidimos trabalhar em um nível maior de emoção para levá-lo a uma reflexão. Assim separamos um espaço privilegiado para explorar a imagem, dessa forma a comunicação se efetiva com uma abordagem de conceito. Essa imagem pode ser construída para gerar uma identidade de estilo com nosso público.
O menu que esta posicionado na parte superior desta imagem foi elaborado com base no conceito de segmentação de publico partindo do candidato, passando pelos nossos acadêmicos, buscando relacionamento com nossos egressos e por fim estreitar Laços com a comunidade empresarial.
O menu inferior da imagem, apresenta a universidade em linhas gerais passando pelos pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
O site possui também uma ferramenta (sistema Google de busca) para facilitar o acesso à informação desejada no site.

2.0 Disponibilização de ferramentas para público interno
As ferramentas que o site oferece ao publico interno fazem parte de um pacote aplicado em inúmeras organizações de ensino e é chamada de enturma. É válido lembrar que por se tratar de uma ferramenta pronta o projeto visual do seu conteúdo e características de usabilidade não tiveram a participação da equipe da divisão de marketing em seu desenvolvimento.
Essas ferramentas atende a necessidade dos usuários nos nas mais diversas funções e se enquadram no cenário tecnológico de navegação web 2.0 que tem como princípio a interatividade.
O portal da universidade foi projetado a partir de uma visão sistêmica, aplicando conceitos e técnicas para fazer dele um facilitador da informação.
Para toda mudança há um período de adaptação. Ferramentas como MSN, Orkut e Blogger assim como o novo portal da universidade necessitam de um tempo para que o usuário configure e assimile o principio de navegação e funcionabilidade das ações.

5 comentários:

Anônimo disse...

5 clicks para chegar a matriz curricular de design, que acredito ser de suma importancia. Isso é web 2.0? Trabalho ha quase uma década, e lá no ínicio da internet eu ja tinha experiências mais ricas em navegação. Tudo bem valeu a intenção mas internet é coisa séria, exige muito estudo, navegação, usabilidade, experiencias cognitivas, o site deixa muito a desejar tanto no sentido prático, como no apelo visual.

Elcio Ribeiro disse...

Olá "Anônimo"...
Como você possui quase uma década de experiência em internet e navegação deveria saber que web 2.0 propõe sistemas de navegação que falam mais com menos. Ou seja, tudo pode estar a um clique, basta compreender os mecanismos de busca.
Vejamos o Google, qual é o caminho realizado para encontrar qualquer assunto na web? Digita-se o assunto procurado e escolhe entre os resultados o que mais se aproxima do seu objetivo. O interessante é que você não tentou isso no site da Universidade. Por quê? Está lá a matriz, basta digitar na ferramenta de busca e escolher entre as opções. Simples, e a um clique. Agora, se com todo seu conhecimento em internet conseguir sugerir algo mais prático que esse sistema, nos procure. A universidade, assim como a internet, se constrói de forma colaborativa. Tem um recado que sempre deixo para meus alunos: a crítica solitária não traz resultados e não tem o poder de mudança, ela afasta as pessoas, ainda mais quando não se tem cuidado com as palavras que a compõe e quando não se respeita o trabalho realizado por profissionais, sejam eles de qualquer fim; já a crítica adulta, organizada, que tem por objetivo a evolução, crescimento e o aprimoramento é forte e pode mudar o mundo. Sendo assim, deixe o anonimato e ajude a construir uma Universidade ainda melhor.
Obrigado por comentar a postagem, o objetivo do blog é esse, promover a discussão. Organize suas idéias e continue o assunto.

Thiago Giovanne Dominoni disse...

Essa postagem já é antiga, mas la vai.
Eu, particularmente não gostei do visual do site. A forma do banner com os cantos da esquerda cortados, e também as barras de título não me agradaram. Mas isso é questão de gosto, e com certeza tem gente com gosto diferente do meu.
Por outro lado, melhorou a questão de poluição de informações que havia no site antigo.

Na coluna esquerda, onde aparece as 4 cidades, existe essa barra verde em cima, sem nada escrito, talvez ela não fosse necessária.
Concordo que ficou fácil utilizar a ferramente de busca, mas para alguns usuários, a ferramenta de busca pode se tornar uma busca sem fim, dependendo da palavra ou frase que se procura. Acho que além disso, deveria ter uma continuidade nos menus principais, utilizando submenus drop-downs por exemplo ( grandes sites como o da Adobe utilizam, e funciona bem ).
Usuário que sabe onde está o conteúdo, irá navegar diretamente até ele, evitando a busca, caso esta exiba muitos resultados(o que necessitaria de mais uma busca, visual, pela pagina). O ponto que o Anônimo citou e que acho que deve se levar em consideração, é a questão de informações dos cursos. Acho que isso tem que estar na cara, eu mesmo a cada semestre olho isso, e alunos interessados também. É algo que precisa estar na cara, diretamente com um clique e acessar. Minha opnião.

Além de tudo, a barra de busca, que deveria ser mais utilizada, não chama a atenção para isso. Talvez por ela ser cinza, acaba sumindo perante os detalhes em verde do site.

Além disso, notei um problema de legibilidade no rodapé (resolução 1280 x 1024 IE 7, FF 2. No opera 9 isso não acontece).

Estas são opniões de um aluno, usuário e que também trabalha na área. :)

Valeu

Elcio Ribeiro disse...

Obrigado Thiago;

Muito pertinente seus comentários.
Em relação a barra acima das cidades já solicitei para aplicarem o termo "Nossos Cursos" assim a navegação fica direta para qualquer curso da instituição Colégio, Graduação, Pós-Graduação (especialização e mestrado).

Em relação aos submenus drop-downs estamos estudando a possibilidade para os botões inferiores, pois se aplicar nos superiores eles ficarão sobre a animação que será desenvolvida em flash.

A organização dos conteúdos acredito que pode ser melhorada a organização sim, a migração de conteúdo do site anterior para esse leva tempo, temos uma pessoa só fazendo isso e mesmo assim não terminamos.

Em relação a busca estamos em fase de contratação do sistema google empresarial para atuar dentro do site univille.br, nele o sistema funcionará de forma bastante efetiva.

Vou levar seus comentários para a próxima reunião, pois nele ficou evidente o que é uma crítica construtiva e que visa a evolução de um processo colaborativo.
Precisamo e muito desse retorno dos usuários.

Obrigado pela ajuda e sempre que quiser opinar sobre o site e qualquer outro material da universidade fique a vontade para se posicionar.

Abraço!

Renata Aguiar disse...

Eu gostei bem mais do layout desse site do que o do site antigo. O bom é que o site é rápido ao processar. Acho, apenas, difícil de encontrar algumas informações às vezes, mas acabo achando. O saldo é positivo, ficou muito melhor e mais bonito.