4 de jul. de 2008

CONCURSOS DE DESIGN - "CERTO OU ERRADO?"

Fui questionado por um aluno em uma avaliação sobre meu posicionamento diante dos inúmeros concursos que são abertos para criação de Identidades Visuais, Materiais Gráficos, Produtos... Vamos às considerações:

A iniciativa das empresas em abrir concurso para esse fim, considero negativa. Um projeto de Identidade Visual ou de concepção de produtos é algo complexo para ser resolvido apenas com o recebimento de um Briefing e um Regulamento. Para o desenvolvimento desses projetos se faz necessário uma relação entre o profissional e o cliente. São necessárias também informações que um Briefing não contempla como pesquisas qualitativas e quantitativas, avaliação de cenários, composto promocional e demais conhecimentos que obrigatoriamente devem ser aplicados para resultar em um projeto realmente profissional e que atenda as necessidades do cliente de forma a gerar resultados eficazes.

Concorrência entre projetos: Ela é injusta, pois faz com que inúmeros profissionais trabalhem sem remuneração, apenas um projeto é pago. O correto é a concorrência entre portfolios e essa prática deveria ser adotada por todos os profissionais, mas para isso deve haver uma união entre a classe.

Design não se compra em feira: Portanto não pode ser oferecido em “bandejada” (recebo 500 opções, escolho uma).

Agora, iniciativas de concurso para universitários que não tenha como objetivo comercial ou mercadológico vejo como muito positiva. Incentivos de instituições privadas, culturais, sociais etc. Esses concursos valorizam a profissão, divulgam os alunos e gera motivação para superação de técnicas e aprendizado.

Assim, para participar de um concurso devemos antes observar:
- O real objetivo de quem está oferecendo e seus propósitos.
- Para o aluno ou profissional tem que observar as vantagens e pontos positivos para sua carreira, aprendizado e marketing pessoal.
- Para o mercado, observar se está sendo corrompido ou sendo injusto com os demais profissionais.

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