14 de jun. de 2009

OFICINA GESTALT

O projeto foi desenvolvido na disciplina de Linguagem Visual com os alunos do primeiro ano de Design de Animação - Univille.
Após abordagem e introdução das vertentes unidade e segregação do estudo Gestalt, a proposta foi colocar em prática o que a teoria propõe: “O que acontece no cérebro não é idêntico ao que acontece na retina”, nossos olhos conseguem ver as partes, mas nosso cérebro interpreta a percepção obtida do todo.
Assim, o desafio foi lançado, cada aluno recebeu uma folha formato A3 (297mm x 420mm) com fragmentos que eram interpretados por abstratos conforme figura:
















Ao receber as folhas os alunos foram orientados a preencher as formas com unidades variáveis de sucatas e materiais alternativos, respeitando os traços e cores de cada folha. Qualquer material era válido, inclusive alguns alunos trabalharam com cascas de ovos, crochê, embalagens de maionese, penas de galinhas, aço e até moedas de cinco centavos foram utilizadas para compor aos paineis. Na aula os alunos tinham a informação de que ao final cada prancha faria parte de um painel maior mas não sabiam qual imagem seria formada com a união de todas as demais, muito menos a localização perante o todo. A colagem era realizada em aula onde a troca de materiais e idéias de composição poderiam ser trocadas conforme os vídeos:





Um dia antes da data marcada para a união das pranchas, um suporte de papel com 3,64 metros de largura por 2,05 metros de altura foi montado no corredor do departamento de Design para receber as 65 pranchas.
















Enfim, no dia 10.06.09 as 19h foi realizada a finalização das pranchas, tivemos uma fase muito difícil: retirar as bordas brancas das folhas, pois cada uma deveria ter as medidas finais 280mm x 410mm e não 281, 285, 415... Não é verdade turma?
Nesta aula foram verificadas a colagem e medidas de todas as pranchas para ficarem conforme abaixo:
















Após essa fase todos se dirigiram ao corredor do departamento de Design para dar início a montagem da imagem final. O resultado pode ser observado abaixo:



Dessa forma, o resultado final vai de encontro a teoria citada no início da postagem, podemos observar cada prancha individualmente, mas quando nos deparamos com o todo percebemos uma imagem única formada com a união das partes.




















O painel pode ser visitado no corredor do Departamento de Design da Univille.
Parabéns para aqueles que investiram tempo, dedicação e que principalmente acreditaram no aprendizado do projeto. Obrigado a professora Juliana Floriano, professor Raphael Schmitz e professor Chicolam que disponibilizaram tempo e aceitaram prontamente em participar montando uma prancha para o painel. Chico, valeu pelo stop motion!!!
E essa é a turma responsável pelo resultado final.














PARABÉNS A TODOS!



As técnicas utilizadas para o projeto tiveram como referências as obras de Vik Muniz e MuralMosaic

8 comentários:

Deolindo disse...

O empenho e dedicação de todos, resultou no trabalho ai mostrado, acho de que podemos dizer que quando queremos sempre conseguimos, e o trabalho em grupo, mesmo que indiretamente valeu para um ótimo resultado.

Luis Eduardo disse...

Parabéns Seu Elcio pelo projeto, fui la conferir o painel e fiquei impressionado, o resultado final ficou muito bom!

abraçosss

Bruna disse...

Professoooor *_*
Nossa! ficou lindo demais nosso projeto X3 realmente a pior parte foi cortar as bordas :´D principalmente pq eu tinha cortado demais uma das pranchas XD
mas enfim. Imprevistos a parte, o resultado final agradou a todos :) agora é colar melhor as pranchas no painel =Dv Foi uma otima forma de aplicar a teoria da gestalt =)

Dan Maia disse...

Com certeza ficou um ótimo trabalho, e gostei da imagem formada. Bordas com mais ou menos centímetros foram superadas e o resultado final pode ser conferido lá no depto de design. Valeu pessoal!

Alice "Chi" Raabe disse...

Excelente projeto do professor!
Juntou todos os alunos (e alguns professores) por um único objetivo e deu muito certo!
Sabes que com essa turma podes contar que vamos fazer nossa marca nessa universidade e nesse mundo!

Aline 3ano PV disse...

O resultado ficou muito bom!
Queria estar no primeiro ano e fazer parte dessa projeto,muito legal a idéia!

Leila disse...

Realme nte professor, eu mesma não imaginava que ficaria tão bom (sem comentar a parte tecnica. Surpreendeu a todos.
Parabens a todos.

Juliana Gritens disse...

Nossa, o resultado ficou realmente incrivel!
parabens p toda a turma!