5 de nov. de 2008

5 DE NOVEMBRO - DIA DO DESIGNER!

Uma data desconhecida por muitos e destinada a um profissional que poucos conhecem suas verdadeiras atribuições. Então, qual a verdadeira função do Designer?

Alguns dos profissionais de Design que saem das universidades brasileiras estão passando por algumas dificuldades no mercado, pois seus projetos são freqüentemente confundidos com arte, daí o chamam de artistas.
Conforme Peter L. Phillips “Para muita gente, artista é uma pessoa preocupada apenas com a auto-expressão, sem maior comprometimento com o público-alvo”. Ao pintar um quadro está mais preocupado em expressar um sentimento latente e para isso utiliza as tintas, os contrastes, as formas, da maneira que melhor lhe agrada e se por acaso agradar a alguém, é força do acaso. Nesse sentido, alguns profissionais podem sim ser considerados artistas do Design, pois desenvolvem seus projetos a partir de seu gosto pessoal e longe do objetivo do cliente. Muitas vezes falta-lhe repertório de experiências advindas de pesquisas. Ao ser questionado qual técnica, método e estratégias está utilizando, responde: corel, preço baixo, banco de imagens, vetores prontos. Ou então passam por decoradores, quando em um projeto recebem o briefing finalizado apenas para colocar um toque de estética a todo um aglomerado de informações.
Para desempenhar um bom trabalho, o Designer necessita ter objetivos, desenvolver habilidades, aprender sempre, saber se relacionar, se comunicar, ter percepção: dele próprio, do outro e do momento, ser ousado. Ele também precisa entender a história do mundo, desenvolver o pensamento crítico, analisar métodos, estar informado, discutir idéias, desenvolver pesquisa, praticar gestão, conhecer a função, não ter ‘alergia’ a livros, não se contentar com o que lhe é dito, negociar com inteligência, perceber e observar as tendências atuais, valores e significados de grande importância para a construção da cultura e identidade de um País.
Convido você profissional e aluno do Design a refletirem o que exatamente comemoramos hoje. De que forma pretendemos desempenhar nossas funções? Com que responsabilidade vamos trabalhar com os investimentos alheios e como queremos ser reconhecidos pela comunidade?

Pois operar softwares, reunir arquivos prontos e oferecer o superficial e vazio é coisa de gente que terá que comemorar seu dia em outra data.

Um feliz 5 de novembro, dia do Designer!

Obrigado e parabéns aos designers do marketing da Univille Eduardo, Karla, Raphael e aos alunos estágiários Ernani e Francesca por compartilharem comigo suas idéias e pelo apoio no dia-a-dia; Aos gestores designers do departamento Marli e João que ao longo desses onze anos ajudaram a construir um dos melhores cursos de Design do Brasil, aos demais colegas professores que são tantos que daria para fazer outra postagem só a eles, em especial para a professora Ana Veronica por toda paciência e apoio desprendido nos últimos dias em um projeto particular e ao professor Chicolam que nos inspira na vivência e dedicação ao curso; Aos meus colegas de turma que levam o valor do Design para muitas empresas da região e do País; Obrigado também a todos meus alunos pela oportunidade das discussões e experiências em sala de aula, que resultam na construção do conhecimento que tanto aprecio em nossos encontros, vocês são o futuro de nossa profissão - Preparem-se; Não poderia esquecer de parabenizar uma designer que tenho grande admiração e que tem me acompanhado em projetos profissionais e de vida desde o primeiro dia de aula na universidade, parabéns Juliana; Enfim, parabenizo a todos os profissionais do Design apaixonados pelo que fazem e que suam para projetar um mundo melhor para se viver.

Elcio Ribeiro
Designer Gráfico e Professor

Um comentário:

Anônimo disse...

Elcio, Parabéns pelo post e por me lembrar do dia.

O design está em tudo !!!

Na época que era estudante do curso de design, eu falava assim:

“Deus além de ser Brasileiro, fez Design” Hehehe (risos)

Na época eu percebi o quanto podemos aprender em desenvolver idéias e transforma-la em resultados vivenciados. Nossa profissão permite abraçar qualquer idéia cabe então, cada um de nós escolhermos seu caminho.

Acho importante não separarmos a arte, de nossa profissão e de muitas outras também. O termo ARTE é um termo de liberdade, pois para ela tudo é possível.

A arte é como o vento está em todos os lugares. Ela não é de ninguém é livre em suas rotas e em seus destinos.


Assim essa idéia me inspira em trabalhar com amor, paixão e esperança.

Ser um designer é ser um LOCO em acreditar que as idéias podem ser viáveis, úteis, funcionais, analisadas, ter algum resultados e ainda por cima ser “buunitinha”.

Só os LOCOS sabem que para obter informações não basta só ter idéia é preciso mais que isso é preciso de um porcentagem da ARTE para a inspiração, amor e paixão no que faz .... o que essa “ViaD@#$#g&m” que escrevo tem a ver? Hehe (risos) !!!

Continuar em pé, caminhar e seguir em frente !!

Afinal o cliente tem sempre a razão

Parabéns a TODOS DESIGNERSSSS !!!
Força na peruca !!

Chicolam