19 de ago. de 2008











Essa postagem tem por objetivo gerar uma discussão sobre o tema BRIEFING. O que é? Como desenvolver? O que perguntar? Como analisar? Enfim, como trabalhar com essa ferramenta de pesquisa. Postem suas dúvidas, opiniões para que assim possamos compartilhar resultados.

Aguardo os comentários da turma...

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom, não tenho certeza o que é... Mas, vou arriscar!!
Briefing é quando você tem um determinado contéudo (artigo) mas usa essa informação resumida. Acredito quem usa muito o briefing são profissionais da área de comunicação.
Mas... Eu não sei como é a forma correta para desenvolver um briefing.
Bom.. Acredito que este assunto vai ser abordado amanhã na palestra dos profissionais de comunicação e/ou em sala de aula...

JANAÍNA - 5 sem PP

Carol Chagas disse...

Acredito que briefing são informações básicas para você desenvolver um determinado trabalho, de forma que elas o norteiem, por exemplo, eu desenvolvo estampas e uma empresa “x” solicita meu trabalho. Para eu desenvolver uma estampa pra ele é interessante saber: como é a peça que vai a estampa, tema, alguma referência de tema e/ou elementos, o que a pessoa imaginou pra peça, tamanho da estampa, quantidade de cores, se ela quer algum efeito especial de estamparia, grade da peça(tamanho), gênero (fem./masc.), coleção, empresa, publico alvo dessa empresa, histórico dos produtos, o que o concorrente está fazendo...

são questionamentos que eu tenho que fazer referente ao produto, mas essas questões não serão respondidas SÓ pelo cliente, muitas vezes é necessário pesquisar o cliente, o mercado, as tendências..., afinal de contas o cliente também quer ser surpreendido com novidades que se encaixem a sua realidade pois nem sempre ele está disposto a pagar por tecnologia, mas é possível alterar algumas coisas que dão cara nova aos produtos.

Abraços,
Carol

Anônimo disse...

Eu também preciso me aperfeiçoar nesse tema. O pouco que consigo linkar por essas definições é escavar todas as informações possíveis para tornar muito mais subjetivo o produto, a marca, a estampa. Para mim, o limitante neste caso é no que seria realmente relevante. Até o momento, as conclusões que cheguei foram em torno de: Quais são todas as suas aplicações? Para quais públicos estará direcionado(a)? Quais os produtos ou serviços oferecidos? Quais os valores mais importantes? Com qual frequencia será visto pelo público?
Isso no caso B2B, se alguém estiver trabalhando em algum projeto de mesmo estilo eu gostarei de trocar idéias.

Anônimo disse...

acho que briefing é a anotação dos principais requisitos que o cliente quer para seu "produto". são as primeiras informações adquiridas com ele e postas no papel.
Daniel - 5 sem. PP

Elcio Ribeiro disse...

Em linhas gerais o briefing é o documento formal que conceitua todas as informações básicas da marca,produto ou serviço.
Lá são registradas todas as características, formulação técnica, diferenciais em relação aos seus concorrentes, sazonalidade, formas, bem como, ciclo de consumo, objetivos mercadológicos, etc...
Portanto, para a sua segurança profissional e certeza do seu melhor para o seu cliente, promova a construção do briefing.
Evidente que cada marca, categoria, produto ou serviço alimenta necessidades específicas. Dessa forma, é difícil elaborar um documento padrão que se aplique a todas as oportunidades.
Sendo assim dependendo da marca, do produto, da categoria ou do serviço que você está focando, construa o seu próprio padrão.

Obrigado pelos comentários, na próxima aula abordaremos esse assunto.

Anônimo disse...

Tem como postar o vídeo da última aula?

Valeu