28 de jul. de 2008

A FOLHA QUE SOBROU DO CADERNO

Olá pessoal;


Este vídeo está sendo publicado em várias fontes e comentado por muitos profissionais, professores e alunos. Sou a favor da discussão principalmente quando o objetivo é a melhoria e a evolução de qualquer que seja o assunto. Gostei do material, penso que algumas situações abordadas são particulares de federais, outras fazem parte de um problema nacional.

Concordo com o posicionamento de alguns professores quando citam a ansiedade do aluno pela técnica, sendo que o grande diferencial de um universitário é a capacidade de se posicionar de forma consistente diante dos problemas existentes em nossa sociedade.

Chega de:

- Que horas o professor vai fazer a chamada;

- Isso vale nota;

- Só uma semana pra estudar?;

- Quem já tem nota precisa fazer?;

Precisamos acordar!


Durante a 18º edição do NDesign foi exibido o documentário “A Folha que Sobrou do Caderno” é um filme que todos os estudantes, professores e profissionais deveriam assistir.

Então percam alguns minutinhos e assistam que não vão se arrepender.

A Folha que Sobrou do Caderno

Todos os anos uma leva de designers se forma nos quatro cantos do Brasil e
uma pergunta inquietante não quer calar: estarão esses futuros profissionais
sendo preparados para enfrentar as múltiplas realidades do nosso país?
Existiria uma estrutura de curso ideal para formar os profissionais de
design adequados à nossa realidade? A quem interessa manter um formato de
ensino ultrapassado e ineficiente? Você já parou para pensar em seu papel
diante disso tudo?

“A folha que sobrou do caderno” é um instigante documentário resultante de
uma inquietação pessoal em congruência com uma preocupação coletiva:
precisamos discutir e reformar o ensino de design no Brasil. São colocadas
opiniões sobre modelos ideais de cursos e o papel que professores e
estudantes desempenhariam nesses modelos, bem como discussão sobre formação
tecnológica e teórica. A estrutura atual do ensino, questionamentos sobre
pesquisa e atualização tanto por parte dos professores como dos estudantes
também são abordados. A organização estudantil como transformadora da
realidade e o Movimento Estudantil fornecem o fechamento das discussões.

Em “A folha que sobrou do caderno”, História, depoimentos e atitudes são os
principais ingredientes para alcançar a maior proposta do filme: PROVOCAR.

Para assistir na internet: (baixa qualidade)
http://video.google.com/videoplay?docid=3328923649270546691

Para baixar e assistir com calma: (Alta Qualidade)
https://www.yousendit.com/download/Smpzc2ZFdGozMWswTVE9PQ
* Devido ao grande numero de acessos o link pode estar quebrado, mas não desista logo eles
arrumam o link

Fonte do texto: http://www.diretoriodesign.com/blog/a-folha-que-sobrou-do-caderno/

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Taí o porque de a profissão ainda não estar regulamentada. Os cursos estão cheios de pessoas que: ou não sabem o que estão fazendo ou só querem o diploma -por já participarem de uma realidade financeira bem estruturada- que acabam nublando os que buscam novos horizontes. Eu mesmo, já estava cultivando idéias deturpadas em relação ao receio de não passar em alguma matéria, não pelo medo de ausentar-me do conhecimento mas por dificuldades econômicas! Shit!!! Esse assunto é fundamental e muito pertinente! É alimento do espírito! que me reporta a um trecho de uma música do saudoso Chico Science: "com a barriga vazia não consigo dormir e com o bucho mais cheio comecei a pensar que eu me organizando posso desorganizar, que eu desorganizando posso me organizar!"

Anônimo disse...

Adorei o vídeo!! Mas... Infelizmente mostra a verdade quando se trata dos comportamentos das pessoas (alunos) nos dias de hoje.
Tenho observado que este tipo de comportamento não vem só acontecendo nas universidades, mas, também nos locais de trabalho (funcionários). Exemplo: um dia
desses fui em uma farmácia comprar um medicamento para dor de cabeça. Quando eu achei o medicamento na gôndola (Neosaldina) a atendente de farmácia perguntou
pra mim para qual finalidade era o medicamento. Eu disse que era pra dor de cabeça. E ela disse que não sabia. Eu fiquei pensando comigo mesma... Ela trabalha em uma farmácia e não sabe ou não conhece as finalidades de cada medicamento dentro de uma farmácia. Lógico que, sei lá eu quantos medicamento são produzidos e sei que é dificil saber a finalidade de cada um. Mas, tem como saber pra qual finalidade é aquele determinado medicamento. Pra isso existe o DEF
(dicionário de especialidades farmacêuticas). É como se fosse um dicionário da Lingua Portuguesa. Pode até ser na hora que você não saiba qual a finalidade
(ou um determinado assunto) o correto é irmos buscar do que se trata o medicamento no dicionário ou pesquisar o que é o assunto, etc.
Concordo completamente com o depoimento do coordenador do curso de design do Centro Universitario de Belas Artes de São Paulo quando ele diz a boa parte dos
alunos tipo "pasterizado", ou seja, faz uma determinada coisa porque alguem mandou fazer aquilo e pronto. Não vai além disso. Porque só a função de fazer e
entregar o trabalho para o professor e, nao aproveita a oportunidade para abordar o assunto; trocar idéias!!É com diz o coordenador: fast food.
As vezes fico pensando.... Alunos que tem esse tipo de comportamento na universidade, na sala de aula, se sente confortável com a sua acomodação, não vai além daquele conhecimento que ele absorveu, etc. Ai eu fico imaginando... Será que ele também se comporta assim dentro da empresa onde ele trabalha!? Realiza uma determinada tarefa por quê o chefe mandou ele fazer e pronto? Ou. Esta mesma tarefa ele realiza ele discute com o seu chefe? Com os seus colegas de trabalho? Fez a tarefa só por obrigação? Ou ele vai além do que a tarefa exige dele!?
Como o próprio professor diz no blog: "Isso vale nota!?", "Quem já tem nota precisa fazer!?" entre outros questionamentos.Para essas pessoas que tudo tá bom assim, se sente bem assim acomodado.. Precisa mudar o seu modo de pensar, agir com as coisas que acontece ao seu redor em todos so aspectos... Como por exemplo na universidade. Em vez de nos preocuparmos com a nota. Porque nao no preocuparmos em aprender um determinado assunto e nos aprofundamos bem no contéudo.... O tempo é muito preciso!! Enquanto uns ficam questionando como os exemplos citados acima... Outros estão agindo, buscando novos conhecimentos, trocando idéias. Vamos agir mais!! Vamo buscar mais!! Vamos adquirir novos conhecimentos!...

JANAÍNA - 5 SEM. PP