
Projeto Visual do Site:
univille.brApós a experiência do site anterior a divisão de comunicação e marketing da Univille decidiu iniciar um projeto de construção de uma nova proposta de apresentação digital para a universidade, a equipe acredita que diante das mudanças de comportamento relacionados a navegação da web o site de nossa instituição deveria ter uma funcionalidade mais eficaz proporcionando mais dinâmica em sua navegação.
Assim a equipe nomeou um grupo de profissionais para o desenvolvimento dessa proposta, entre eles: Professores, Designers, Jornalistas e uma Publicitária. Essa equipe com o apoio da Grupos Internet (empresa de Florianópolis) que presta suporte ao portal da universidade, realizaram durante um ano pesquisas, estudos, reunião de técnicas e estratégias, para assim, projetar a arquitetura da ferramenta.
A metodologia do projeto teve como ponto de partida a captação do briefing com a Reitoria da Universidade e seu conselho de professores. Neste briefing foram coletadas inúmeras informações que apontaram a seguinte necessidade para o portal univille:
Temos que ter um posicionamento diferenciado para público interno e público externo:
“A capa do site deve ser projetada para facilitar a navegação pela busca de informações de nossa instituição pensando no publico externo que possivelmente realiza a navegação em nosso site como o primeiro contato com a instituição”.
“Para o público interno devemos oferecer o que há de mais atual referente a tecnologia da informação, isso se queremos ser reconhecidos como uma universidade realmente conectada”.
A partir desses dois fatores foram definidas linhas projetuais que fossem de encontro às necessidades apontadas, são elas:
1.0 Facilidade no primeiro acesso
A internet não funciona mais como a alguns anos, hoje ela possui um sistema de navegação em redes flutuantes que permite um dinamismo maior ligando conteúdos através de links e hiperlinks. A web 2.0 já é uma realidade e transformou milhões de usuários passivos em produtores ativos. Dessa forma a internet se transformou em um mar de informações e ganha novos adeptos, cada vez mais precoces. Com essa quantidade de informação disponível ganha a atenção do usuário os conteúdos que possuem uma arquitetura de informação mais eficaz, com o desenvolvimento da banda larga no Brasil a velocidade da transmissão da informação cresce a cada dia, isso faz com que o usuário não perca mais tempo aguardando a exibição de uma pagina ou mesmo ter que executar vários cliques para chegar a informação desejada, ele pode ao mesmo tempo navegar por varias paginas e tudo ao mesmo instante. Sendo assim fica mais difícil mantê-lo em um mesmo site por muito tempo. Nosso projeto tem que acompanhar essa velocidade. De que forma?
Partimos do princípio que as principais informações relacionadas aos nossos cursos estivessem separadas do usuário por no máximo dois cliques. Assim projetamos uma janela do lado esquerdo que distribui a informação por campi e nível de conhecimento.
O usuário é bombardeado por diversos apelos durante a navegação. Partindo dessa realidade decidimos trabalhar em um nível maior de emoção para levá-lo a uma reflexão. Assim separamos um espaço privilegiado para explorar a imagem, dessa forma a comunicação se efetiva com uma abordagem de conceito. Essa imagem pode ser construída para gerar uma identidade de estilo com nosso público.
O menu que esta posicionado na parte superior desta imagem foi elaborado com base no conceito de segmentação de publico partindo do candidato, passando pelos nossos acadêmicos, buscando relacionamento com nossos egressos e por fim estreitar Laços com a comunidade empresarial.
O menu inferior da imagem, apresenta a universidade em linhas gerais passando pelos pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
O site possui também uma ferramenta (sistema Google de busca) para facilitar o acesso à informação desejada no site.
2.0 Disponibilização de ferramentas para público interno
As ferramentas que o site oferece ao publico interno fazem parte de um pacote aplicado em inúmeras organizações de ensino e é chamada de enturma. É válido lembrar que por se tratar de uma ferramenta pronta o projeto visual do seu conteúdo e características de usabilidade não tiveram a participação da equipe da divisão de marketing em seu desenvolvimento.
Essas ferramentas atende a necessidade dos usuários nos nas mais diversas funções e se enquadram no cenário tecnológico de navegação web 2.0 que tem como princípio a interatividade.
O portal da universidade foi projetado a partir de uma visão sistêmica, aplicando conceitos e técnicas para fazer dele um facilitador da informação.
Para toda mudança há um período de adaptação. Ferramentas como MSN, Orkut e Blogger assim como o novo portal da universidade necessitam de um tempo para que o usuário configure e assimile o principio de navegação e funcionabilidade das ações.